(017) 3342-5883      contato@ritasessadermatologia.com    |   

Os pés também precisam ser hidratados

Por que os pés precisam de hidratação?

O assunto hidratação suscita diversos debates sobre os cuidados com a pele, especialmente a do rosto. Mas você já pensou que outras partes do corpo também precisam de hidratação? E ainda mais intensa? É o caso dos pés, justamente por ser uma região mais áspera e ressecada. Mas de onde vem esse ressecamento?

As solas dos pés e as palmas das mãos são áreas do corpo naturalmente ressecadas, tanto por causa do atrito que sofrem cotidianamente, quanto por outros fatores externos que pioram o aspecto, como o clima (muito quente ou muito seco), hábitos como andar descalço, falta de hidratação que evoluem para fissuras, problemas genéticos e até algumas doenças, como psoríase. 

A hidratação é importante não apenas para evitar a aparência áspera, como também para evitar rachaduras que se transformam em feridas, provocando muita dor quando o pé entra em contato com o chão. As rachaduras também contribuem para a proliferação de bactérias e fungos.

Como manter os pés hidratados?

Os cuidados envolvem atitudes simples, como evitar andar descalço, usar sapatos confortáveis e realizar esfoliação pelo menos uma vez por semana, além da própria hidratação com um creme que conserve a Película hidrolipídica da região. O resultado são pés mais macios, saudáveis e livres do ressecamento. 

Os produtos utilizados devem conter ativos hidratantes e cicatrizantes, como as ceramidas, a fim de promover hidratação e proteção durante o dia inteiro. Para potencializar essa nutrição, antes de dormir calce uma meia de algodão para que a pele absorva o produto com mais facilidade.

A esfoliação com itens altamente concentrados em uréia associadas a ácidos, tipo o ácido salicílico, também é importante para renovar, suavizar e afinar a textura da pele dos pés, deixando a região mais uniforme.

Se nenhum desses cuidados resolver, procure o dermatologista para descobrir as causas do ressecamento. Inclusive para também eliminar hipóteses de doenças mais complexas. 

Fonte: Medical Site

26 de Setembro de 2019

Agende sua consulta!