(017) 3342-5883      contato@ritasessadermatologia.com    |   

O que está por trás da queda de cabelo?

Embora comum, a queda drástica de cabelo pode assustar. Ao pentear as madeixas ou mesmo durante o banho, é normal que elas caiam um pouco - aproximadamente, até 100 fios por dia, segundo especialistas. Todo cabelo possui um ciclo de crescimento e queda. Porém, quando a estrutura inteira está fragilizada - da raiz às pontas - os fios quebram e caem mesmo fora da fase típica. O alerta consiste nos fios que aparecem aleatoriamente pela casa ou pelo travesseiro. 

A queda de cabelo pode acontecer por diversas razões, das quais as mais comuns são uso contínuo de químicas agressivas ou de ferramentas de calor (secador, chapinha), alopecia, anemia e alterações hormonais. E o fenômeno não acontece imediatamente após o fator desencadeante, mas por volta de três meses depois. Por isso, a investigação deve ser minuciosa, inclusive observando o uso de contraceptivos orais, a incidência de infecções ou, ainda, questões emocionais, como o estresse. 

Diante deste quadro, o primeiro passo é consultar um dermatologista. Ele realizará o exame físico e poderá solicitar um exame de sangue para saber se existe algum fator influenciando diretamente na queda de cabelo. É importante também informar ao médico sobre os hábitos lavagem e cuidados do cabelo pois podem ser os responsáveis pela queda. 

O tratamento varia de acordo com a causa da queda, e pode envolver a combinação de produtos e medicamentos, tanto orais quanto tópicos, que vão ajudar no controle. 

Não conviva com a queda anormal de cabelos. Consulte o dermatologista!

Fonte: MedicalSite

08 de Agosto de 2019

Agende sua consulta!