(017) 3342-5883      contato@ritasessadermatologia.com    |   

Como prevenir o câncer de pele?

Dezembro é o mês de combate ao câncer de pele no Brasil. Este é o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, representando cerca de 30% dos tumores registrados todos os anos pelo Instituto Nacional do Câncer.

O principal fator de risco para o surgimento do câncer de pele é a exposição solar sem a proteção adequada. Com isso, o sol vai danificando a pele ao longo dos anos, e esse efeito cumulativo pode resultar no surgimento de lesões cancerígenas na pele, além de sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez e manchas.

Os tumores da pele se dividem em:

- Não melanoma: são lesões que surgem nas partes mais expostas ao sol, como braços, nariz e orelhas, e são caracterizadas por uma ferida que não cicatriza, podendo até sangrar.

- Melanoma: é o tumor cutâneo mais agressivo, tendo origem em pintas e sinais na pele. Ele pode se espalhar rapidamente pelo corpo, representando uma grande ameaça à vida. Ele é caracterizado por uma pinta, mancha ou sinal que muda de tamanho, forma e cor.

A principal forma de prevenir o câncer de pele é adotando medidas protetivas, como o uso de protetor solar com FPS 30 ou superior, usando blusas, chapéus, óculos e barracas com proteção UV e evitando se expor ao sol entre 10h e 16h.

Visite o dermatologista ao menos uma vez por ano.

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!